Atividades Desenvolvidas

A execução do presente projeto incluiu a realização das seguintes tarefas:

• Atividade 1 - Definição de requisitos e especificações funcionais, a qual tinha como objetivos

1. Estabelecer cenários de utilização de veículos autónomos;
2. Estabelecer as especificações para cada módulo do sistema, interfaces e gestão da operação.
3. Definir os requisitos e especificações do protótipo do chassi elétrico.
4. Proceder à vigilância tecnológica das várias áreas envolvidas no projeto em momentos diferentes da execução do projeto para assim ser possível alinhar os desenvolvimentos com novos conhecimentos e/ou tecnologias que se considerem pertinentes.

• Atividade 2 - Protocolos de teste e validação. Tinha por objetivo a realização de uma análise de risco de todos os fatores associados ao sistema e a elaboração de protocolos de teste, validação e avaliação de desempenho de cada módulo e do sistema global.

• Atividade 3 – Desenvolvimento, validação técnica e avaliação. Tinha por objetivo o desenvolvimento de um sistema de navegação SLAM por forma a dotar os AGVs MOVE de maior flexibilidade, aliviando a dependência da infraestrutura de suporte. Outro dos objetivos era o desenvolvimento dos módulos de comando e operação, bem como a ligação do veículo à plataforma da mobilidade e à infraestrutura. No final, deveria proceder-se a uma fase de testes de verificações técnicas quanto aos módulos, e quando aplicável, estes teriam de otimizados de modo a garantir a sua correta integração na atividade 4 - protocolos e validação.

• Atividade 4 – Protótipos. Esta atividade tinha por objetivo proceder á integração dos diferentes módulos desenvolvidos num veículo operacional e proceder aos testes de uma forma gradual, quer ao nível da integração, quer da complexidade do ambiente de testes.

• Atividade 5 – Protótipo (demonstração e valorização dos resultados). Esta atividade, tinha por objetivo proceder à divulgação técnico-científica dos resultados alcançados.

• Atividade 6 – Gestão técnica. Esta atividade tinha por objetivo monitorizar o projeto, quer ao nível administrativo, financeiro e tecnológico ao longo da sua execução, ou seja, de 31 meses. Trata-se assim de uma atividade de gestão com extrema relevância para o alcance dos objetivos técnicos e tecnológicos, para que os mesmos não sejam desvirtuados

Powered by